Mais de um século de vida

PUB.

Ter, 19/09/2006 - 15:37


A Santa Casa da Misericórdia de Bragança (SCMB) esteve em festa na passada terça-feira. O motivo foi o aniversário de Maria da Piedade, que comemorou os 107 anos rodeada de profissionais da SCMB e utentes da instituição.

Nascida em Bragança, a idosa foi casada com um militar e teve um filho com a mesma profissão, ambos já falecidos. Doméstica durante toda a sua vida, Maria da Piedade nunca tomou medicação e não dispensa um copo de vinho às refeições.
“Come sozinha e, hoje na sua festa, vai beber champanhe e comer bolo”, informou a educadora social da SCMB, Marcelina Asseiro.
Apesar de nunca ter tido graves problemas de saúde, a idosa tem pouca audição, o que não a impede de mandar beijinhos e acenar a todas as pessoas que visitam a instituição. “É muito simpática e bem-disposta e todos temos um carinho muito especial por ela”, confidenciou a profissional.
Os familiares de Maria da Piedade, a nora, uma neta e sobrinhos, não puderam estar presentes na festa, uma vez que residem fora ou têm dificuldade em se deslocar. Contudo, a utente esteve rodeada por pessoas que a vêem como parte de uma grande família. “Nós, enquanto instituição, somos os mais próximos dos nossos idosos e, por isso, celebramos sempre estas datas importantes”, sublinhou o provedor da SCMB, Eleutério Alves.
No mesmo dia, outra utente daquela instituição festejou o seu aniversário. Amália Jesus comemorou os seus 84 anos rodeada por familiares e pelos técnicos e profissionais da SCMB.