Macedo teme pelo futuro da urgência

PUB.

Ter, 06/02/2007 - 11:13


Tendo em conta que a proposta final da Comissão Técnica para o Estudo da Requalificação das Urgências aponta para o encerramento deste serviço em Macedo de Cavaleiros, aguarda-se a decisão do ministro da Saúde, Correia de Campos.

O estudo definitivo, conhecido na passada quinta-feira, defende que as unidades de Mirandela e Chaves deverão passar a Urgências Básicas, ficando Bragança e Vila Real com Urgências Médico-Cirúrgicas e Polivalentes, respectivamente.
Por outro lado, o documento aponta para a criação duma Urgência Básica no Centro de Saúde de Mogadouro, como forma de servir o sul do distrito.
Confrontado com esta situação, o deputado do PS, Luís Vaz, mantém confiança na continuidade e, até, no reforço da urgência macedense. O parlamentar e ex-autarca da cidade afirma que tem a confirmação do próprio ministro de que este serviço é para manter e com mais funcionalidades do que uma Urgência Básica.
Visão diferente tem o presidente da Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros, Adão Silva, que já fez chegar ao Centro Hospitalar do Nordeste um pedido de explicações sobre o processo.