MACEDO tem nova igreja

PUB.

Ter, 17/05/2005 - 16:19


A cidade de Macedo de Cavaleiros concretizou, anteontem, um sonho antigo.

A festa de dedicação do novo templo em honra de Santa Maria Mãe da Igreja começou na igreja paroquial de S. Pedro, com uma celebração eucarística presidida pelo bispo de Bragança-Miranda, D. António Montes Moreira.
A nova igreja, da autoria dos arquitectos Rui Pedro Cabrita e Miguel Ângelo Silva,
foi construída junto ao Instituto Superior Piaget e ao Parque Municipal de Exposições, tendo capacidade para 700 lugares.
A dedicação do templo corresponde à primeira fase do que virá a ser o futuro Complexo Paroquial, que inclui um centro social, residência paroquial e centro juvenil.
O novo templo representa o culminar dum processo que sofreu diversos contratempos e derrapagens financeiras. Como se isso não bastasse, a empresa a quem foi adjudicada a empreitada entrou em processo de falência, o que contribuiu para adiar a conclusão dos trabalhos.

Prazos dilatados

A primeira pedra foi lançada em Julho de 1999, pelo bispo emérito de Bragança-Miranda, D. António Rafael. As obras, no entanto, só arrancaram em Março do ano seguinte, sendo os trabalhos adjudicados por 800 mil euros à empresa Vicelgon.
A firma da Guarda, contudo, não conseguiu cumprir os prazos do caderno de encargos e, em Janeiro do ano passado, a empreitada registava um atraso de quase três anos.
É que a primeira fase do templo deveria ter terminado em Julho de 2001, mas em Outubro de 2002 o pároco de Macedo de Cavaleiros, Inácio Melo, tentava sensibilizar o Governo para a necessidade de conceder um apoio de 300 mil euros para fazer face ao agravamento dos custos da obra. Recorde-se que a empreitada foi adjudicada por 800 mil euros, mas como o processo sofreu adiamentos, as despesas aumentaram.
Corria o ano de 1984, quando a comunidade macedense começou a pensar no novo templo, dado que a igreja paroquial de S. Pedro, construída em 1861, já não tinha dimensão para dar respostas às necessidades.
Vinte e um anos depois, o novo templo nasce num terreno de 11 mil metros quadrados, que foi cedido pela Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros há 17 anos.
A primeira fase da igreja de Santa Maria já foi dedicada. Agora a paróquia vai continuar a empreender esforços para construir os restantes equipamentos que constam do projecto.