MACEDO promove caça

PUB.

Ter, 24/01/2006 - 15:07


A mostra da maior colecção de troféus de caça do mundo, os passeios a cavalo e a prova de Santo Humberto são as grandes novidades anunciadas para a X edição da Feira de Caça e outros Produtos da Terra, que decorre, em Macedo de Cavaleiros, de 26 a 29 deste mês.

Este certame, organizado pela Federação das Associações da 1ª Região Cinegética, em parceria com a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, pretende afirmar-se como o maior evento de caça da região e, ao mesmo tempo, ser o ponto de encontro de todos os amantes da caça e da natureza.
Recorde-se que, a partir de 2001, este evento conheceu uma nova etapa com a elevação a certame de âmbito nacional, o que obriga a organização a implementar novidades todos os anos.
A par das montarias, concursos e animação, este ano, o Parque Municipal de Exposições daquela cidade vai acolher a maior colecção de troféus de caça do mundo, propriedade da Fundação Romero Nieto, na vizinha Espanha.

Prémio Galaico-Português
em destaque

Durante o certame, os visitantes têm à disposição passeios a cavalo em redor do recinto do parque, ao passo que os amantes da caça podem participar na prova de Santo Humberto, uma novidade aberta a portugueses e espanhóis. Esta iniciativa conta com a presença da campeã do mundo nesta modalidade, pelo que se espera que seja a mais competitiva entre todas as provas já organizadas no âmbito da Festa dos Caçadores do Norte, o o evento que deu origem a esta Feira.
A prova Galaico-Portuguesa vai decorrer, no próximo sábado, na Zona de Caça Associativa de Grijó e Vilar do Monte, num campo de treino com vegetação intercalada com pequenas manchas de mato rasteiro.
Quanto aos prémios, o vencedor levará para casa uma arma, o segundo classificado vai ser brindado com um cofre/armário para duas armas e o terceiro prémio corresponde a uma transportadora para cães.
No ano passado, esta Feira contou com 17 mil visitantes, um número que a organização quer ver ultrapassado em larga escala, com a ampliação do espaço e o aumento do número de expositores.
Este ano, a área destinada aos stands foi ampliada em 1200 metros quadrados, visto que o número de participantes (portugueses e espanhóis) tem aumentado ano após ano.
A animação deste evento vai ficar a cargo de diferentes grupos de música popular e tradicional de Portugal e Espanha, nomeadamente o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Macedo, os Mirabornes, o Duo Jambrinamisic, os Bombos de Ala, os Pauliteiros de Salselas, o Grupo de Música Popular Fonte Nova e o Grupo de Gaitas de Penalonga.