Ter, 27/02/2007 - 10:20
Segundo o documento, “tendo em conta as excepcionais dificuldades e acessibilidades viárias, na Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros funcionará um Serviço de Urgência Básica, integrando a futura rede de Urgências”.
O acordo visa, ainda, a criação, a partir de 1 de Janeiro de 2008, de um serviço de transporte de doentes através de um helicóptero que irá operar em todo o distrito a partir de Macedo de Cavaleiros. Este equipamento dispõe da valência de Suporte Integral de Vida (SIV) e contará com a assistência de um enfermeiro.
Quando as condições atmosféricas não permitirem a saída do helicóptero, a equipa deslocar-se-á de ambulância, que também estará equipada com o SIV.
O protocolo prevê, ainda, a instalação de uma unidade de convalescença na unidade hospitalar de Macedo, integrada na rede de cuidados continuados no distrito, que começará a funcionar no próximo mês de Outubro.
Este acordo põe fim a alguns meses de incerteza quanto ao futuro dos cuidados urgentes de saúde em Macedo de Cavaleiros.
Segundo o presidente da CMMC, Beraldino Pinto, a decisão “é positiva, uma vez que o serviço de urgência vai passar a fazer parte da Rede de Urgências”.
O deputado socialista por Bragança, Luís Vaz, em declarações ao Jornal NORDESTE, referiu: “este protocolo é o resultado da mediação directa com o ministro da Saúde e reflecte a posição que tinha vindo a ser tomada em todo este processo”.


