class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-168072 node-type-noticia">

            

Macedo entra para o Eixo Atlântico

Ter, 19/02/2008 - 10:16


Macedo de Cavaleiros tornou-se membro do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular. A adesão foi formalizada na XXV Assembleia-Geral da Associação Transfronteiriça, que decorreu no passado dia 8, em Vigo (Espanha).

A cerimónia contou, ainda, com a admissão de mais dois municípios portugueses: Lamego e Penafiel. Assim, a Associação Transfronteiriça passa a ser composta por 34 cidades, que se unem em prol do desenvolvimento regional.
Com a entrada no Eixo Atlântico, Macedo de Cavaleiros, à semelhança das outras cidades aderentes, passa a usufruir das sinergias que advêm da cooperação entre os diversos municípios que constituem a associação.
Entre as actividades previstas para este ano, destaca-se a ecologia. O Eixo Atlântico pretende criar uma Agencia de Ecologia Urbana para fomentar o crescimento sustentável da euro-região.
A mobilidade é, igualmente, uma prioridade para o agrupamento de municípios. Por isso, vai ser elaborado um plano de transportes inter-modal, que permita melhorar a comunicação e a mobilidade entre os concelhos.
Das propostas da associação faz ainda parte a criação de um sistema transfronteiriço de informação urbana, que apresentará, anualmente, dados sobre a competitividade e coesão das diferentes cidades.
Recorde-se que o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular foi fundado em 1992, com o objectivo de fortalecer a cooperação institucional entre cidades do Norte de Portugal e da Galiza. Tudo começou com a adesão de 12 cidades e foi-se alargando ano após ano, contando, actualmente, com 34 municípios, entre os quais Bragança, Mirandela e Macedo de Cavaleiros.