Macedo canta Janeiras a Sócrates

PUB.

Ter, 16/01/2007 - 10:50


O Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros escreveu, no passado dia 6, uma importante página no seu vasto currículo, após cantar os Reis na residência oficial do primeiro-ministro.

Para o presidente desta colectividade, Adelino Vinhas, além do destinatário ser José Sócrates e da promoção que daí pode advir, tudo correu como numa casa transmontana. Ou seja, o grupo cantou os Reis e o dono da casa recebeu-os e convidou-os a entrar. “E o Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros entrou!”, orgulha-se o dirigente.
Já no interior do Palácio de S. Bento foi servido um lanche e o anfitrião efectuou uma visita guiada às instalações. Segundo Adelino Vinhas todos os elementos foram “muito bem recebidos”.
Depois, os macedenses deslocaram-se a ao Centro Cultural de Samora Correia, onde participaram num festival de folclore organizado pelo Grupo Etnográfico “Samora e o Passado”.
À mesma hora, em Macedo de Cavaleiros, também se cantavam os Reis. Desta vez foi o V Encontro de Cantares, que decorreu no Centro Cultural.
Ali se juntaram 12 grupos com diferentes interpretações desta tradição. Ala, Carrapatas, Talhas, Vilarinho de Agrochão, Balsamão, Castelãos, Grijó, Vale da Porca e Macedo de Cavaleiros fizeram-se representar. Foram mais de duas dezenas de cantores que subiram ao palco, divididos pelas várias faixas etárias que teimam em manter a tradição.