Macedo acolhe treinos para o Europeu

PUB.

Ter, 01/08/2006 - 16:57


A selecção nacional de Basquete sub-16 estagiou em Macedo de Cavaleiros, até anteontem, preparando o campeonato da Europa classe- A, que vai ter lugar em Jaén (Espanha) de 11 a 20 deste mês.

De Macedo segue para Vila Real de Santo António, onde, de quinta-feira a sábado, termina a sua preparação. Posteriormente, rumará para Espanha, onde defenderá as cores lusas, procurando a melhor classificação no Campeonato da Europa.
Foram vários os factores que estiveram na origem da escolha de Macedo de Cavaleiros, nomeadamente a forma de receber dos transmontanos, as condições físicas, o empenho da autarquia e o facto do clima e da temperatura, semelhantes aos que irão encontrar em Espanha.
Este foi um estágio que dirigentes, equipa técnica e médica e atletas não vão esquecer facilmente, já que se mostraram satisfeitos com a estadia em Macedo de Cavaleiros.

António Belém
Dirigente da F.P.B.
“Esta escolha não foi obra do acaso, foram vários os factores que pesaram nesta decisão. A nossa preocupação é dotar a selecção das melhores condições e estou certo que muito dificilmente encontraríamos condições como estas. O nosso desejo é ganhar o europeu, mas estamos conscientes do nosso valor e do poderio das outras selecções, algumas das quais muito fortes, por isso o objectivo é manter a selecção na classe A”.

Rui Alves
Técnico nacional
“Tivemos abertura da parte da autarquia para este estágio, depois conseguimos aqui um clima aproximado ao que vamos encontrar na competição no Sul de Espanha. As pessoas também são muito acolhedoras e come-se muito bem. São 14 jogadores à disposição da equipa das quinas. Há muitas expectativas criadas à volta desta competição, já que só os sub- 16, a par dos seniores masculinos, disputam a 1ª divisão europeia”.

José Barbosa
Capitão
“É uma grande responsabilidade mas, acima de tudo, uma grande honra ser o capitão da selecção nacional. Foi um excelente estágio numa terra bonita que nos acolheu muito bem. Estamos a trabalhar muito bem, temos ambição, embora estejamos conscientes das dificuldades. Vamos lutar para sermos campeões, apesar da manutenção na classe A já ser uma boa prestação”.