MACEDO acolhe música tradicional

PUB.

Qua, 23/08/2006 - 10:03


A cidade de Macedo de Cavaleiros vai acolher vários grupos musicais, oriundos de diferentes pontos do globo, na 7ª edição do Festival Internacional de Música Tradicional.

Nos dias 1 e 2 do próximo mês, a festa vai ser composta por ritmos distintos, característicos de diferentes culturas.
Dado que a região transmontana é rica em música tradicional, Macedo de Cavaleiros apostou num espaço próprio para a divulgação das sonoridades da região, proporcionando, ao mesmo tempo, o intercâmbio de formas de música ancestrais de diferentes pontos do globo.
Trata-se de um Festival de referência regional, que vai reunir grupos de Portugal, Espanha, Escócia e Sudão.
No dia da abertura do Festival (sexta-feira), a animação de rua vai ficar a cargo do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros, do Grupo de Bombos de Ala, do Grupo de Gaitas e do grupo escocês “The McKENSY`S Clan Band”.

Música de todo o mundo

À noite, a festa continua com o grupo Cantarolar, oriundo de Macedo de Cavaleiros. Depois, sobe ao palco o grupo Tradere (Espanha), por volta das 21:30 horas, e, passado uma hora, é a vez da actuação do grupo Canto D`Aqui.
A finalizar o primeiro dia do festival vão subir ao palco os Triquel, um grupo formado por seis músicos de Valladolid (Espanha), que produzem um estilo de música denominado Rock Celta.
No sábado, ao final da tarde, a animação de rua vai ter início com o grupo “The McKENSY`S Clan Band, ao qual se vão juntar os Pauliteiros de Salselas, o Grupo de Gaitas, os Bombos de Ala e a Banda de Latos de Bagueixe.
Às 21 horas, o grupo de música tradicional escocês vai dar início ao espectáculo, seguindo-se os Aljibe, um grupo da região de Madrid e Castilla la Mancha, que tem investigado os costumes populares e reelaborado as canções tornando-as atractivas a todo o tipo de público.
O Festival vai encerrar com a actuação do grupo do Sudão “Wafir Cuarteto” e dos portugueses “Ginga”.