Qua, 31/05/2006 - 15:40
Com um leque de ilustres oradores, as palestras eram direccionadas, não só aos alunos do curso de Educação Física, mas também aos profissionais da área, como professores, treinadores e dirigentes desportivos.
Durante a manhã, foi debatido o contributo das escolas de futebol no processo de formação. O tema contou com três intervenções, onde se ouviram relatos das experiências das escolas do Rio Ave e da escola Diogo Cão.
Já o painel da tarde focou-se na Concepção do “Novo Futebol”. Uma temática que contou com a intervenção de Bruno Oliveira e Bernardino Resende, co-autores do livro José Mourinho – Um Modo de Pensar Transgressor. Este colóquio despertou grande interesse junto do público que, por várias vezes, interpelou os intervenientes.
Um dos momentos mais aguardados, que precedeu o encerramento das jornadas, foi a mesa redonda moderada por Fernando Cepeda e que contou com a presença de Jesualdo Ferreira, Manuel Sérgio e José Neto.
Evento descentralizado
Entre o público esteve Rui Vilarinho, treinador da equipa sénior do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros que, em declarações ao Jornal NORDESTE, referiu a importância destas jornadas na descentralização do acesso a eventos de qualidade, destacando a importância do contacto directo com quem tem a experiência dos circuitos mais altos da competição desportiva.
Rui Vilarinho evidenciou as intervenções de Jesualdo Ferreira, que apelidou de “muito ponderado e experiente no mundo do futebol de alta competição”, deixando ainda uma referência ao professor Manuel Sérgio, não tanto pelo seu conhecimento do futebol mas pela longa e profunda sabedoria do mundo do desporto.
Já no próximo dia 5 de Junho o Instituto Piaget do Nordeste tem programado uma acção denominada “Rumo ao Desenvolvimento Sustentado de Portugal”. Energia eólica, estratégia de desenvolvimento sustentável no associativismo e gestão de resíduos serão alguns dos temas abordados.