Ter, 13/06/2006 - 16:16
No primeiro dia, após a iniciação teórica, os amantes da ornitologia deslocaram-se à barragem do Azibo. Já no domingo, foi a serra de Nogueira, na parte norte do concelho, que acolheu os elementos do curso, pela manhã.
Este local integra uma zona considerada de interesse para as aves: IBA (do inglês, Important Bird Area), juntamente com as serras da Coroa e Montesinho.
Na parte teórica do curso, para além da formação inicial e básica, haviam módulos específicos, onde foram ministrados alguns conceitos para a identificação de aves da mesma família e diferenciação das espécies.
Vertente prática
Quanto à vertente prática, foram observadas águias caçadeiras, águia-real, falcão abelheiro, milhafre preto, falcão peneireiro e a águia de asa redonda, entre outras.
Macedo de Cavaleiros tem desenvolvido, desde a realização do primeiro curso em 2004, um núcleo de aficcionados das aves. Aqui tem decorrido o programa de censos da cegonha branca e, este ano, através de uma proposta da SPEA, deverá ser constituído um grupo com a finalidade de observação e registo da IBA Montesinho e Nogueira. Esta equipa, não terá como finalidade um registo extensivo de espécies e indivíduos, mas sim manter um atitude de vigilância, onde se passam detectar a presença de espécies de aves e os riscos a que a área está sujeita desde a plantação extensiva de monoculturas, eucalipto e, por exemplo, a exploração de pedreiras ou fogos florestais).