class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167861 node-type-noticia">

            

“Luzes de Pedra” no Museu Abade de Baçal

Ter, 22/01/2008 - 11:04


Está patente no Museu Abade de Baçal (MAB), em Bragança, a exposição de fotografia “Luzes na Pedra”, da autoria de José Pessoa.

Trata-se de uma mostra promovida pelo Instituto dos Museus e da Conservação e divisão de Documentação Fotográfica, que reúne um vasto conjunto de retratos de peças de pedra, desde a pré-história até aos nossos dias, expostas em diversos museus do País.
“Esta exposição foi concebida no sentido de pensar que há um certo número de espécies que existem nos museus nacionais que são difíceis de expor e de transportar”, explicou José Pessoa.
Para o autor, os registos permitem “visitas guiadas sob muitos pontos de vista, como a beleza, corpo humano, representação dos animais, culto dos mortos e dos afectos ou a linguagem das diversas civilizações que passaram pelo nosso território”.
Esta iniciativa dá, ainda, a possibilidade de se conhecer objectos que, de outro modo, não seria possível, cativando novos visitantes para os espaços culturais nacionais. “Esta exposição é, também, um apelo para que as pessoas vejam os nossos museus e que se lembrem que temos um rico património e uma cultura quase milenar “, acrescentou o responsável.
Recorde-se que “Luzes de Pedra” já esteve patente em diversos espaços culturais do País e “suscitou, sempre, muito interesse por parte dos visitantes”, sublinhou José Pessoa.