class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163880 node-type-noticia">

            

PUB.

Luís Folgado aposta no abstracto

Qua, 31/05/2006 - 14:54


As formas geométricas e o abstracto são as principais características das 19 gravuras da autoria de Luís Folgado, expostas no Centro Cultural de Bragança.

Esta mostra, intitulada “Betanzos”, resulta da passagem de Luís Folgado pelos ateliers de xilogravura do Centro Internacional de Estampa Contemporânea, situado na cidade de Betanzos, na região da Catalunha, durante os meses de Janeiro e Fevereiro.
Depois da fotografia e da serigrafia, onde se destaca a exposição dos tradicionais carabelhos transmontanos, o docente do Departamento de Artes Visuais da Escola Superior de Educação (ESE) de Bragança aposta, agora, na gravura.
Para dar uma ideia aos visitantes do processo efectuado até à concretização da obra de arte, Luís Folgado também expôs uma matriz, em madeira, que se encontra ao lado da gravura a que deu origem.
A liberdade de interpretação é outra das características das gravuras, pelo que o mesmo quadro pode ter múltiplos significados.
Durante a visita a esta mostra, as pessoas são convidadas a dar asas à imaginação, visto que as gravuras não têm título e apresentam, apenas, figuras abstractas em tons pretos e brancos.
“Betanzos” está patente ao público até final do mês.