Lombada vai ter novos planos de gestão

PUB.

Ter, 31/10/2006 - 15:38


A Zona Nacional de Caça da Lombada (ZCNL) vai ser a primeira do País a ter, em simultâneo, um Plano de Gestão e Ordenamento Cinegético e um Plano de Gestão Florestal.

A garantia foi deixada pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Rui Nobre Gonçalves, na passada sexta-feira, durante a cerimónia de abertura da 5ª Feira Internacional do Norte- Norcaça & Norpesca.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Bragança tem vindo a reivindicar, há vários anos, algumas alterações ao modelo de gestão da ZCNL, de modo a envolver as populações e as Juntas de Freguesia neste processo.
Face a esta situação, Rui Nobre Gonçalves realçou que o Governo está empenhado em implementar uma gestão local e regional nesta zona, de forma a envolver todos os parceiros. No entanto, a maior responsabilidade será atribuída à Direcção Regional dos Recursos Florestais.
Esta alteração, contudo, tem como condição que a ZCNL seja sustentável, tanto do ponto de vista cinegético, como económico.
Em termos de espécies, a Lombada é extremamente rica em javalis e veados, tornando-se, assim, numa das melhores zonas de caça do País.
Tendo em conta que a caça é um forte “motor” de desenvolvimento do Mundo Rural, o governante afirma, ainda, que o Governo vai continuar a investir na actividade cigenética, mas também da pesca.

Ampliação das instalações do NERBA é decisiva para a expansão do certame

“Está a ser preparada uma nova lei de bases que tem em vista a modernização do sector da pesca, tal como aconteceu com o da caça”, realçou o secretário de Estado, acrescentando que o Governo tem dado passos decisivos para que a actividade de caçar seja mais favorável aos caçadores.
Ainda no plano da cinegética, o presidente da Câmara Municipal de Bragança (CMB), Jorge Nunes, pediu a criação de uma Escola Nacional de Caça na capital de distrito.
Em resposta ao pedido do edil, Rui Nobre Gonçalves afirmou que “não estamos numa altura de criar grandes escolas nacionais, mas de apostar em mais conhecimento e formação”.
O secretário de Estado realçou que o Governo irá apostar na investigação e na formação deste sector, após a entrada em vigor do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).
No que toca ao desenvolvimento do sector da cinegética, o presidente da CMB realçou, ainda, a importância de ampliar as instalações do NERBA, tendo em vista a expansão da Feira Internacional do Norte – Norcaça & Norpesca.
Na óptica de Jorge Nunes, a falta de espaço é o principal entrave à ampliação do certame e lançou um apelo à organização para “apostarem na exposição de outros produtos de qualidade da região, como por exemplo a castanha”.