class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164057 node-type-noticia">

            

Lobo ao ataque

Qui, 29/06/2006 - 10:20


Um ataque de lobos, ocorrido na madrugada de sexta-feira, na localidade de Cerejais, concelho de Alfandega da Fé, vitimou cinco ovelhas e três cordeiros.

Segundo o filho do proprietário dos ovinos, Sérgio Vaz, com este já é o terceiro ataque de lobo corrido na exploração. O ataque, que também causou ferimentos com gravidade num carneiro e numa ovelha adultos, aconteceu junto a uma vedação contígua à casa dos proprietários.
“Este tipo de ataque, que já não é primeiro, é muito estranho, porque os lobos começam a aproximar-se das casas da aldeia, o que deixa a população com algum receio”, considera Sérgio Vaz.
Recorde-se que os últimos ataques de que há conhecimento na região aconteceram em locais mais afastados e junto aos estábulos. “Aqui parece que os lobos não têm medo das pessoas e já só falta começarem ataques na aldeia”, relembra o agricultor.
Ao que foi possível apurar, as investidas dos lobos acontecem nas imediações do santuário dos Cerejais, a pouco mais de 50 metros de um lar da terceira idade, situação que ainda preocupa mais a população.
Os habitantes de Cerejais andam assustados e, apesar de saberem que o lobo é uma espécie protegida por lei, deixam ficar alguns avisos. “Se voltar a haver um ataque do género não pensamos duas vezes, nem que seja para disparar armas de caça, pois alguém pode sair ferido em defesa dos seus rebanhos”, disse um grupo de populares, sem querer revelar o nome.
Na sequência do ataque, técnicos do Instituto da Conservação da Natureza deslocaram-se ao local para tomar conta da ocorrência e verificar os prejuízos causados por mais um ataque de lobo.