class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166254 node-type-noticia">

            

Linha do Tua vai reabrir

Ter, 29/05/2007 - 09:57


Três meses após o acidente na Linha do Tua, que vitimou três pessoas, a REFER anuncia que os trabalhos de reabilitação do troço danificado deverão ser adjudicados a curto prazo.

A empreitada, que deverá custar entre 100 a 150 mil euros, será realizada em duas fases: a primeira visa unir os carris no local do acidente, enquanto a segunda prevê o reforço estrutural das arribas e consolidação de taludes ao longo da linha. No entanto, os trabalhos na encosta só deverão ser levados a cabo após a conclusão do estudo que a REFER mandou elaborar, para avaliar as necessidades de intervenção.
Já o material circulante deverá ser recuperado ainda durante os meses de Verão, como é o caso do desmantelamento da carruagem acidentada. As peças retiradas da automotora deverão ser aproveitadas para outras composições, que necessitem de manutenção.
A principal dificuldade para a realização das intervenções prende-se com a falta de acessos ao local do acidente e com a exiguidade do espaço, que impossibilita a realização de determinadas manobras.
Trata-se de intervenções demoradas, pelo que a linha só deverá reabrir no Verão do próximo ano.
Perante esta situação, “Os Verdes”, que efectuaram este mês uma viagem no troço transitável da Linha do Tua, consideram positiva a intervenção, mas temem que a diminuição da rentabilidade do troço venha a ser utilizada pelo Governo como argumento para encerrar a linha.