class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-168036 node-type-noticia">

            

Lenços de Namorados em exposição

Ter, 12/02/2008 - 10:34


“Lenços de Namorados” é o tema da exposição que se encontra patente no átrio da Unidade Hospitalar de Bragança (UHB), até ao próximo sábado. No mês em que se assinala o Dia dos Namorados, o Centro Hospitalar do Nordeste apresenta uma arte popular do Alto Minho, que representa uma forma, com simbolismo poético e artístico, utilizada pelas moças para conquistarem a sua cara-metade. Os lenços são compostos por um quadrado de linho ou de algodão, que a jovem bordava a seu gosto. Esta peça fazia parte do traje típico feminino, mas tinha a função de conquistar o jovem pelo qual a moça se apaixonava.

Por isso, as jovens aprendiam a bordar muito cedo, para estarem à altura de fazerem o seu lenço quando atingiam a idade de casar.
Quando o sentimento se apoderava do seu coração, começavam a bordar o lenço destinado ao moço escolhido, dando asas aos afectos mais íntimos.
A par desta mostra, a UHB acolhe, ainda, uma exposição de esculturas alusivas ao Romantismo, da autoria de Aldina Magalhães e Fátima Sousa.