Laser e a Luz Pulsada

PUB.

Qua, 08/02/2006 - 10:51


Podemos considerar que o Laser e a Luz Pulsada (IPL) são os métodos mais modernos para remover os pelos indesejados por mais tempo. O use de IPL para remoção de pelos tornou-se muito comum, pois os resultados vêem-se muito mais rapidamente em relação ao Laser.

O objectivo da epilação com IPL é atingir e destruir a papila dérmica e a protuberância do bolbo que é onde se encontram as células germinativas, que são as responsáveis pelo crescimento do novo pelo.
1 - Funcionamento da fotoepilação
Podemos dizer que a luz é absorvida por objectos escuros. Se houver bastante luz, o que é escuro começa a ficar quente. Todos os sistemas de Luz Pulsada operam sob o princípio da fototermolise selectiva, na qual a luz é preferencialmente absorvida pelo pigmento natural, a melanina, preservando a pele ao redor. Como as estruturas do pelo contem mais pigmento que o tecido cutâneo adjacente, eles absorvem mais luz, fazendo com que a temperatura aumente ate o ponto de coagulação. A coagulação danifica as células germinativas e impede ou retarda o crescimento do pêlo.
2 - Número de sessões
Sabemos que existem marcas que falam em duas ou três sessões e outras entre seis a oito sessões ou mais. No entanto, esta abordagem pode não ser tão linear, uma vez que depende da tecnologia aplicada e varia de pessoa para pessoa. Devido as propriedades individuais do ciclo de crescimento do pelo por influência hormonal deve-se evitar falsas expectativas de resultados permanentes com um determinado número de sessões.
Sabemos assim, que no mesmo cliente o pelo pode ter um comportamento diferente, dependendo da área que se trata (diferentes zonas do corpo apresentam pelos com características diferentes). A densidade dos pêlos, o seu ciclo de crescimento, a cor, a área a epilar, a idade do cliente, o peso, o metabolismo, a acção de medicamentos e os efeitos hormonais, são condicionantes que afectam o resultado da epilação e tem que ser levados em conta.
Desde que o profissional que opera o IPL esteja bem treinado, saiba fazer um bom diagnóstico e aplicar a tecnologia da forma mais indicada, poderá obter óptimos resultado.

Raquel Calado
Dermoclinics