class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165230 node-type-noticia">

            

Kurt Schindler “regressa” ao Nordeste

Qua, 03/01/2007 - 11:16


O Centro de Música Tradicional Sons da Terra editou registos musicais de Kurt Schindler, recolhidos em Cércio, Miranda do Douro, em 1932.

O musicólogo e folclorista de origem alemã, mas naturalizado norte-americano, deslocou-se ao Planalto Mirandês para registar toques de gaita-de-foles e cantigas populares. Na realidade, o registo foi feito num gravador portátil da marca Fairchild, utilizando cilindros de alumínio que foram salvaguardados na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos da América.
Graças à inestimável colaboração de Domingos Morais no que concerne à cedência de cópias das recolhas efectuadas em Miranda do Douro por Kurt Schindler, o Centro de Música Tradicional Sons da Terra devolve, quase 75 anos depois, um documento histórico de grande valor cultural, linguístico e etnomusiológico.
O reportório abarca vinte e seis temas tradicionais, tripartidos pelos “Toques de gaita”, “Lhaços” e “Outras modas”. No que diz respeito aos “Toques de gaita”, os espécimes retratam a arte do famoso e mítico gaiteiro de Cércio, Francisco Martins, popularmente conhecido com Tiu Nieves ou Tiu Cabreiro.