Ter, 15/11/2005 - 15:07
Iniciativa é direccionada a jovens estudantes na área das Ciências da Saúde, como é o caso da Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Ciências Sociais.
Os estudantes podem inscrever-se para fazerem trabalho de voluntariado nas urgências e consultas externas dos Hospitais e Centros de Saúde da região.
Os projectos nesta área são da responsabilidade da Administração Regional de Saúde do Norte, que faz o enquadramento dos jovens nas mais diversas áreas.
Segundo o director distrital de Bragança do IPJ, Vítor Prada Pereira, os jovens que se inscreverem neste programa, para além de darem apoio aos utentes, vão humanizar os serviços. “Vão tentar conversar com os doentes e ouvir os seus problemas, de forma a fazerem com que a permanência nas unidades de Saúde seja um pouco mais acompanhada e que o sofrimento seja aliviado”, explica o responsável.
Apesar de se tratar de um programa de voluntariado, o SNS Jovem conta com uma pequena ajuda monetária que ronda os 100 euros, de forma a comparticipar algumas despesas dos jovens, como é o caso das deslocações ou alimentação.