Jovens preocupados com o ambiente

PUB.

Ter, 16/05/2006 - 14:36


Quatro turmas do 7º ano da Escola Secundária de Macedo de Cavaleiros entraram em contacto com a natureza que circunda a albufeira do Azibo, para aprenderem a identificar e a preservar as espécies da flora e da fauna da região.

Durante a passada quinta-feira, “Aprender a Brincar” foi o lema que motivou dezenas de jovens a procurarem informação sobre as espécies autóctones e a aperfeiçoarem os conhecimentos sobre os cuidados a ter com o meio ambiente.
Esta “aula” de educação ambiental, levada a cabo pela autarquia local em parceria com o Núcleo de Estudos de Protecção Ambiental (NEPA) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, foi composta por actividades lúdicas, desde a pintura à elaboração de velas artesanais e jogos temáticos, acompanhadas por acções de recolha de lixo nas proximidades da albufeira e palestras sobre a fauna e a flora local e regional.
A água foi, igualmente, uma das temáticas abordadas, para sensibilizar os jovens para a importância de poupar este líquido precioso que, na região, costuma a escassear na época do Verão.
Segundo a presidente do NEPA, Susana Ruano, o principal objectivo destas iniciativas de cariz ambiental é alertar os jovens para a importância da preservação do ambiente e, ao mesmo tempo, tentar passar a mensagem aos adultos.

Estudantes aprendem a poupar água

Durante a palestra onde foram abordadas diversas temáticas ligadas ao meio ambiente, os estudantes visualizaram, através de algumas imagens, os procedimentos mais correctos a ter quando se encontram animais doentes ou feridos.
Os responsáveis do NEPA deram a conhecer o Centro de Recepção, Acolhimento e Tratamento de Animais Selvagens (CRATAS) e tentaram sensibilizar os alunos para informarem este centro sempre que tenham conhecimento de algum caso problemático.
“A maior parte das pessoas são capazes de encontrar um animal e levá-lo para casa, para porem numa gaiola. Nós tentamos incutir aos jovens que isso, para além de ser proibido, é uma atitude incorrecta”, acrescentou Susana Ruano.
Em relação à água, a responsável salienta a aposta num filme chocante, que retrata a vida quando este bem essencial chega ao fim.
“ Estas imagens funcionam como terapia de choque. Assim, os estudantes vão perceber que afinal a água ainda é mais importante para que haja vida na Terra do que aquilo que as pessoas imaginam”, realçou a presidente do NEPA.
Eugénia Gonçalo, uma das responsáveis pela organização do evento, salienta que é fundamental os jovens conhecerem para preservarem.
“Esta é uma forma de sensibilização através do conhecimento. Com esta actividade os estudantes acabam por ter uma aula sobre o ambiente ao ar livre, aprendendo um maior leque de conteúdos”, concluiu a responsável.
Esta iniciativa terminou com um peddy-paper, onde os alunos descobriram e identificaram animais através dos ratos e dos sons.