Jovens limpam florestas

PUB.

Ter, 10/05/2005 - 15:00


O Instituto Português da Juventude (IPJ), em colaboração com outras entidades que operam na área florestal, está a levar a cabo o programa “Voluntariado Jovem para as Florestas”, com vista à prevenção do drama dos incêndios.

Este projecto de carácter nacional vai ser implementado no distrito de Bragança, onde vários jovens, organizados em grupos de três elementos, vão palmilhar os trilhos florestais da região, bem como as zonas protegidas e parques de merendas, para sensibilizar as populações e apostar na prevenção dos incêndios florestais.
Segundo a responsável do IPJ, Conceição Bessa Ruão, “esta ideia nasceu de um projecto levado a cabo durante o ano passado em Castelo Branco e em Coimbra”. Como nas áreas vigiadas durante esta época não houve incêndios, este projecto foi alargado a nível nacional, para dissuadir os fogos florestais.
Na óptica da responsável do IPJ os jovens vão aderir a este projecto, apesar do período de vigilância decorrer entre Junho e Setembro, uma data que coincide com a época de exames dos jovens.
“ Como nesta época podemos ter dificuldade no recrutamento de jovens voluntários, devido ao período de exames, fazemos um apelo ao voluntariado sénior, para complementar as falhas que possam surgir”, acrescentou Conceição Ruão.

Idosos também podem participar

No âmbito da resolução do Conselho de Ministros ficou decidido que o programa vai envolver jovens entre os 18 e os 30 anos. No entanto, os governadores civis têm feito um apelo para não se fecharem as portas ao voluntariado sénior, “que pode ser um contributo valioso pela experiência e conhecimento de terreno”.
Antes dos jovens partirem para as acções de vigilância, o IPJ vai dar formação geral a todos os voluntários. No terreno, os técnicos da protecção civil, exército, bombeiros, entre outras entidades que vão orientar os jovens, estão responsáveis pela formação de campo.
Apesar deste programa assentar no voluntariado, foram disponibilizados um milhão de euros para garantir o seguro de acidentes de trabalho e uma bolsa diária para uma refeição e transportes, a todos os participantes.
As inscrições para o programa “ Voluntariado jovem para as florestas” podem ser feitas nas Juntas de Freguesias, Câmaras Municipais, delegações do IPJ e através do site www.voluntariadojovem.pt.