Jovens limpam estação de Sendim

PUB.

Ter, 12/06/2007 - 10:04


Um grupo de jovens da associação Mirai Qu’Alforjas, sedeada na vila de Sendim, concelho de Miranda do Douro, lançou mãos à obra para limpar toda a área envolvente à antiga estação de caminho de ferro.

A iniciativa, realizada no passado sábado, teve como principal objectivo alertar as entidades competentes, nomeadamente o Governo, REFER e respectivas autarquias, para o estado de abandono e degradação em que se encontram as estações desactivadas da linha do Sabor.
Munidos de enxadas e outras ferramentas, em pouco mais de duas horas o local tornou-se mais agradável, já que as enormes manchas de silvas e densa vegetação foram pondo a descoberto parte do património arquitectónico.
Segundo o presidente da Mirai Qu’Alforjas, Telmo Ramos, no final da primeira acção de limpeza, há sete anos, foi enviado à REFER um relatório que dava conta do estado “miserável” em que se encontrava o imóvel e toda área circundante, mas nunca obteve uma resposta.
“ Com esta segunda acção esperamos que haja uma resposta, já que há projectos para dignificar aquela área, que faz parte da memória colectiva,” relembra o dirigente associativo.

Imóveis da antiga estação de Sendim podem dar origem a equipamentos úteis para a população local

Por isso, foram avançadas ao Jornal NORDESTE algumas ideias para dar vida ao conjunto de quatro imóveis que fazem parte da antiga estação: uma pousada da juventude com parque de campismo, uma sede para uma fundação ou um Centro de Artes e Ofícios.
“É preciso ter em conta que, dada a degradação dos imóveis, as Juntas de Freguesia não têm dinheiro para fazer a recuperação, pelo que tem que ser encontrada outra solução,” explicou Telmo Ramos.
A Linha do Sabor fechou definitivamente há cerca de 20 anos e a maioria do património continua ao abandono. No entanto, há bons exemplos de requalificação, como é o caso da Ecopista que liga Moncorvo à antiga estação do Larinho, e a transformação da antiga estação de Lagoaça (Freixo de Espada à Cinta) em restaurante e unidade de alojamento.