Ter, 11/12/2007 - 10:17
“Estes jovens vão visitar idosos isolados e tentar responder às necessidades detectadas, a partir de um plano de integração feito por uma equipa multidisciplinar do Centro de Saúde de Bragança”, explicou a coordenadora da SRSB, Berta Nunes.
Segundo a responsável, os jovens voluntários vão actuar em locais e pessoas já identificadas pelos profissionais de saúde. “Os idosos têm uma rede social muito fragilizada e este trabalho vai tentar dar resposta a essas necessidades e fortalecer estas redes”, acrescentou Berta Nunes.
Assim, os alunos vão focar-se, sobretudo, em localidades que não disponham de equipamentos de apoio social, como Centros de Dia ou apoio domiciliário. “Vão actuar em aldeias mais distantes, onde não existam tantos meios, complementando, deste modo, o trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde”, sublinhou a assistente social do CSB, Manuela Veloso.
Já para Sara Santos, uma das voluntárias, este projecto “será bom para a nossa carreira e vai enriquecer-nos”.
Recorde-se que este equipamento necessita do apoio de voluntários, pelo que é indispensável consciencializar a população para a importância do trabalho que pode ser desenvolvido junto de pessoas em situação de vulnerabilidade social e de saúde, bem
como em campanhas de sensibilização e promoção da saúde, entre outras.


