Jovens advogados mais unidos

PUB.

Ter, 03/10/2006 - 14:50


A delegação de Bragança da Associação Nacional de Jovens Advogados de Portugal (ANJAP) foi constituída com cinco associados.

Liderada por Telmo Cadavez, a associação pretende defender os interesses dos jovens que exercem advocacia no Nordeste Transmontano e, ao mesmo tempo, facilitar a integração dos recém-licenciados no mercado de trabalho.
Durante a apresentação da organização, que decorreu na passada quinta-feira, Telmo Cadavez realçou que o principal obstáculo com que se deparam os jovens advogados é a dificuldade em angariarem clientes.
“A carteira de clientes não se faz num ano ou dois e os advogados têm que suportar os elevados custos de instalação, bem como as despesas do dia-a-dia”, acrescentou o responsável.
A par da integração das camadas jovens no mercado de trabalho, a delegação de Bragança da ANJAP pretende, igualmente, estabelecer parcerias regionais, tendo em vista a reivindicação de melhores condições logísticas para o funcionamento dos tribunais e, até, da justiça. Contribuir para o reequilíbrio do mapa judiciário e para a criação de uma nova mentalidade na advocacia são outras das metas a atingir.

“Mudar a justiça”

Tornar a jovem advocacia no distrito mais dinâmica, combater a procuradoria ilícita e contribuir para a reforma das mentalidades, estimulando uma cidadania mais participativa, também são propósitos dos elementos da delegação de Bragança da ANJAP.
A formação é outra das preocupações dos jovens advogados. Telmo Cadavez afirma que Bragança fica longe dos centros de formação, o que dificulta a vida aos licenciados em Direito, visto que têm que percorrer muitos quilómetros para terem as mesmas oportunidades dos profissionais de outras zonas do País.
O presidente da ANJAP, Eduardo Sousa, salientou, ainda, que existem cerca de 2 mil jovens advogados em Portugal (que trabalham há menos de 10 anos na profissão), o que significa que a classe é bastante jovem. Por isso, deixa nas mãos desta faixa etária o desafio de lutarem pelos seus direitos e por melhores condições laborais.
Telmo Cadavez frisou, ainda, que o próximo desafio da delegação de Bragança, que se encontra disponível através do blog: http://anjap-nb.blogspot.com/, é a angariação de um maior número de sócios.