class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164894 node-type-noticia">

            

Jovem consagrado a Deus

Ter, 14/11/2006 - 15:03


João Rodrigues consagrou-se a Deus no Convento de Balsamão, no concelho de Macedo de Cavaleiros, no passado dia 21. O jovem fez os votos perpétuos de castidade, pobreza e obediência na Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição (MIC).

A cerimónia religiosa foi presidida pelo Superior dos Marianos em Portugal, Basileu Pires, que sublinhou que, somente, através do amor é possível atingir a felicidade. Para os que seguem a vertente matrimonial o amor conjugal é o mais importante. Já para os devotos é o amor virginal que deve ser cultivado.
O religioso enalteceu a “entrega de João” e o seu encontro com um tesouro, que é Cristo. “Nesse amor, sentiu-se plenamente saciado, consagrado, feliz, enamorado do senhor e impelido a entregar-se a Ele”, referiu Basileu Pires.
Na óptica do sacerdote, a consagração do jovem representa uma “profissão de fé na existência de Deus”.
João Rodrigues celebrou os seus votos perpétuos perante cerca de 150 pessoas, familiares, Cooperadores Marianos, jovens MIC e outros religiosos. No final da cerimónia, o jovem agradeceu o apoio prestado durante a sua formação religiosa.
A celebração terminou com um jantar de confraternização, onde os presentes cantaram os parabéns ao recém consagrado e os jovens MIC, com quem João Rodrigues conviveu durante dois anos, deram a conhecer alguns traços da personalidade deste devoto.
A festa prolongou-se ao som da música e dos cânticos dos mais novos.
João Rodrigues, de 23 anos, é oriundo de Macedo de Cavaleiros e frequentou, durante três anos, o Seminário dos Marianos. Fez o noviciado e os votos temporários, em 2002, em Balsamão. Após a conclusão do segundo ano do curso de Teologia, na Universidade Católica de Lisboa, o macedense foi para Lublin (Polónia), para o Seminário Maior dos Marianos onde continuará os seus estudos teológicos.