Jorge Gomes é governador civil

PUB.

Ter, 05/04/2005 - 17:48


Jorge Gomes toma hoje posse no cargo de governador civil de Bragança. O empresário, que também é presidente do Núcleo Empresarial de Bragança (NERBA), foi indigitado em Conselho de Ministros na passada quinta-feira e promete ser o porta-voz dos anseios da população do distrito junto do Governo.

Com a tomada de posse no cargo de governador civil, Jorge Gomes abandona a presidência do NERBA, organismo que dirige desde finais da década de 90.
Empresário do ramo da informática e farmácia, Jorge Gomes foi mandatário da campanha de José Sócrates nas Eleições Legislativas de Fevereiro passado. Em 2001 concorreu à Câmara Municipal de Bragança e assumiu o lugar de vereador, após ter sido derrotado por Jorge Nunes.
Nas Eleições Autárquicas que se avizinham, o PS, tal como Jornal NORDESTE, já avançou, deverá apostar no juiz desembargador, Francisco Marcolino, na corrida à Câmara Municipal de Bragança.

Francisco Marcolino a postos

O magistrado acaba de ver deferido o seu pedido de licença sem vencimento, pelo que está em condições de assumir a candidatura publicamente.
Recorde-se que, para participar na política activa, Francisco Marcolino tinha que solicitar a desvinculação temporária da magistratura, situação que foi confirmada na passada sexta-feira.
A última palavra cabe, agora, à Comissão Política Concelhia do PS, que continua à espera que o presidente da CMB, Jorge Nunes, desfaça o “tabu” para anunciar o nome do candidato rosa à edilidade bragançana.
Em matéria de Juntas de Freguesia, o processo está mais avançado. O ex-presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, Amílcar Pires, deverá ser candidato à Junta da Sé. Na freguesia de Santa Maria, o candidato apontado é António Serapicos, funcionário da Repartição de Finanças de Bragança.
Da parte do PSD, tudo indica que Paulo Xavier e Jorge Novo concorrem a novos mandatos na Junta da Sé e de Santa Maria, respectivamente.