Jogos tradicionais invadem o Naso

PUB.

Ter, 11/07/2006 - 15:30


O Santuário da Senhora do Naso, no concelho de Miranda do Douro, foi o ponto de encontro das gentes das Terras de Miranda, que se reuniram, anteontem, para assistir e participar na 7ª edição das Olimpíadas Desportivas.

Esta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Miranda do Douro (CMMD), pretende preservar e divulgar os jogos tradicionais.
Este ano, estiveram presentes cerca de 500 participantes, com idades compreendidas entre os 6 e os 70 anos, para disputarem a vitória nos vários jogos que ainda são praticados na região, com o é o caso do fito, relha, lançamento do ferro, sueca, corridas de sacos, entre outros.
Segundo o vereador da CMMD, Américo Tomé, esta iniciativa já está implantada no concelho e, ano após ano, tem vindo a ganhar adeptos tanto ao nível da participação como da assistência, visto que nem o calor que se fez sentir foi entrave para juntar centenas de pessoas no recinto dos jogos.
As Olimpíadas Desportivas dão ânimo nas pessoas que, para além de alguma “rivalidade” saudável, depressa se transforma num convívio de amigos inter- aldeias, já que reúnem jogadores de todo o concelho.
Os jogos que, no passado, eram verdadeiras demonstrações de força e bairrismo transformam-se, agora, num convívio entre gerações. Além disso, também funcionam como um veículo de transmissão cultural.
Recorde-se que, antigamente, estas actividades preenchiam os tempos livres das pessoas das aldeias, que aproveitavam um intervalo nas tarefas diárias para praticar estes jogos tradicionais. Por isso, nalguns jogos são usados utensílios agrícolas e elementos toscos, como é o caso da pedra do fito.