class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165947 node-type-noticia">

            

Irlandeses espreitam energia eólica

Ter, 17/04/2007 - 10:10


A energia do vento que sopra nos municípios de Bragança e Vinhais vai ser aproveitada pela empresa Airtricity Energias Renováveis, que resulta duma parceria entre a irlandesa Airtricity e a empresa portuguesa Enerbaça.

O projecto, que será apresentado na próxima quinta-feira, na casa de turismo de Brinhaçais (Baçal, concelho de Bragança) prevê a produção de energia eólica entre 400 MW A 600 MW nos dois concelhos transmontanos.
Por via da instalação de cerca de seis aerogeradores nas zonas de Soutelo, Mofreita e Zeive, a Airtricity estima um impacto económico global de 200 milhões de euros na região, fornecendo uma actividade económica sustentável na área.
No entanto, o executivo da empresa, Paul Dowling, realça, em comunicado, que ainda é necessário realizar muito trabalho de medição do vento, aplicações para acesso à rede eléctrica nacional e autorizações. É que os resultados obtidos poderão alterar o número de turbinas de vento a instalar na região.
O responsável salienta, ainda, que a empresa aponta 2009-2010 como data de arranque das primeiras turbinas.
Na cerimónia de apresentação do investimento está prevista a presença do embaixador irlandês em Portugal, James Brennan, do governador civil de Bragança, Jorge Gomes, dos presidentes das Câmaras de Bragança e Vinhais e de entidades governamentais.