class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164100 node-type-noticia">

            

IPB com novo presidente

Ter, 04/07/2006 - 15:01


Após as eleições de 15 de Fevereiro, a direcção do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), presidida por Sobrinho Teixeira, tomou posse, na passada quinta-feira.

Durante a cerimónia, que contou com a presença dos representantes de variados estabelecimentos de ensino superior de Portugal e da Europa, foi anunciada a intenção em continuar o trabalho desenvolvido até aqui por Dionísio Gonçalves e pela sua direcção.
O novo presidente revelou que, nos próximos três anos, espera conseguir atingir metas que considera essenciais à afirmação e crescimento do IPB.
“Queremos solidificar a carreira científica da instituição”, frisou o responsável. Para isso, Sobrinho Teixeira pretende apostar na formação académica do corpo docente e conseguir manter cerca de 65 por cento deste grupo operante. “Se atingirmos este objectivo, vai ser um sinal de não retrocesso e de uma grande importância para a região”, assegurou o docente.
A interacção da instituição com o Nordeste Transmontano também faz parte das metas almejadas pela nova direcção. “Não nos temos envolvido tanto com a região como devíamos, mas como podíamos”, lamentou Sobrinho Teixeira. Assim, o responsável espera contar com a ajuda do corpo docente do IPB e com uma atitude pró activa da instituição.

Esperança na Universidade
Apesar de “ter consciência que este não é um momento favorável à criação de mais universidades no País”, o responsável acrescenta que esta continuará a ser uma meta ambicionada. Para isso, “a instituição irá reforçar o seu trabalho”, de modo a continuar a sua preparação para a possível conversão em Universidade.
Outra das apostas desta nova presidência é o reforço da cooperação do instituto com diversos estabelecimentos de ensino, portugueses e estrangeiros. Esta medida, na óptica do docente, “representa um dos factores estratégicos mais relevantes relativamente ao futuro do IPB”, no sentido de reforçar a identidade e ganhar escala a nível do ensino superior.
Recorde-se que Sobrinho Teixeira já foi vice-presidente da instituição, sob a direcção de Dionísio Gonçalves. No passado mês de Fevereiro, alcançou uma vitória de 61 votos, contra os 28 do segundo candidato, Alfredo Teixeira, e as oito votações de Vítor Lopes. A seu lado, na nova presidência, estão Luís Pais e Orlando Rodrigues.