Ter, 13/03/2007 - 10:05
Após alguns meses de apreciação do trabalho que está a ser desenvolvido pela instituição, a comissão de avaliação da AEU deu nota positiva e deixou algumas sugestões para o IPB vencer os desafios futuros.
Interagir com outras instituições, de modo a ganhar força e competitividade, foi um dos conselhos deixados, na passada sexta-feira, pelos membros da comissão.
Perante esta sugestão, o presidente do IPB, Sobrinho Teixeira, afirma que os resultados vão de encontro às estratégias futuras da instituição, uma vez que, no último conselho geral, um dos planos delineados foi a ligação à Associação dos Politécnicos do Norte, que considera ser uma boa forma de competir com as universidades.
“ Está planeado um sistema de mestrados, centros de investigação e um sistema de prestação de serviços em comum com as quatro instituições que integram a associação”, realçou Sobrinho Teixeira.
No que toca à captação de alunos, a AEU verificou que as diferentes escolas do instituto fazem uma promoção isolada dos seus cursos, o que se traduz num dispêndio de recursos financeiros e, até, desgaste da imagem do IPB.
IPB planeia a criação de um centro de investigação na área da agricultura e outro para estudar os idosos
Sobrinho Teixeira reconhece esta falha e afirma que vai propor, em assembleia, a revisão dos estatutos, para criar dois lugares de pró-presidência: um para a centralização das questões da publicidade e do marketing e outro para a área do empreendedorismo.
No entanto, o responsável realça que a instituição tem conseguido cativar bastantes alunos, tendo os Maiores de 23 contribuído para o aumento dos estudantes. Aliás, o IPB disponibiliza, para o próximo ano lectivo, mais 41 licenciaturas para esta faixa etária, 30 das quais já estão organizadas de acordo com o processo de Bolonha. Caso o número de alunos o justifique, a instituição poderá implementar horários pós-laborais para trabalhadores-estudantes e para residentes em áreas geográficas afastadas, bem como o funcionamento de algumas disciplinas ao fim-de-semana.
Quanto à investigação, Sobrinho Teixeira aponta como prioridades a criação de um centro na área da agricultura, direccionado para os produtos regionais, e de um centro de estudo do idoso.
Em relação à escola de Mirandela, o presidente do IPB reconhece que o problema das instalações e dos recursos afectos àquele pólo, nomeadamente a solidificação do corpo docente, têm que ser resolvidos, apontando como meta o ano 2010.


