Ter, 27/03/2007 - 11:50
Este projecto visa diminuir o número de mortes em acidentes com tractores, que este ano já tiraram a vida a cinco pessoas do distrito de Bragança.
O Governo Civil de Bragança (GCB), que tem vindo a levar a cabo acções de sensibilização junto dos agricultores, considerou este sistema viável e vai suportar os custos da criação do protótipo do novo equipamento. Nesta fase, o agricultor vai contar com o apoio da Escola Superior Agrária de Bragança e da Direcção Regional de Agricultura do Norte.
Valdemar Lima, o mentor do sistema, explica que decidiu estudar um equipamento de protecção, depois de ter detectado alguns perigos no manuseamento dos tractores.
“Sou tractorista há 24 anos e tenho presenciado algumas situações perigosas. Por isso, antes que as coisas aconteçam, decidi falar com um serralheiro amigo e, depois de 2 meses de trabalho, apresentamos este sistema”, salientou o inventor.
Este ano, já morreram cinco agricultores em acidentes de tractores
Após a realização de alguns estudos e experimentações, o agricultor verificou que o equipamento de protecção, que vai contar, ainda, com um alarme que dispara em caso de acidente, funciona na prevenção dos capotamentos, que são a principal causa de morte.
Este projecto foi apresentado no passado sábado, em Mirandela, durante uma sessão de sensibilização sobre o manuseamento de máquinas agrícolas, promovida pela Associação de Agricultores de Trás-os-Montes (AATM).
Trata-se de uma iniciativa complementar ao trabalho que está a ser efectuado pelo GCB, uma vez que a campanha desenvolvida, até à data, não está a ter sucesso.
“É mais uma forma de chamar a atenção dos agricultores e operadores de máquinas agrícolas. Já estão registados cinco mortos, o que indica que, este ano, ainda poderá ser pior que o anterior”, salientou o governador civil de Bragança, Jorge Gomes.
A acção levada a cabo no passado sábado contou com uma parte teórica, sobre os riscos que os agricultores correm quando não usam correctamente as máquinas. Já a parte prática ficou marcada por demonstrações no terreno sobre os equipamentos de protecção mais adequados, bem como uma acção de formação de suporte básico de vida.


