class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166262 node-type-noticia">

            

Internet: uma “faca de dois gumes”

Ter, 29/05/2007 - 10:14


Os “perigos e benefícios no uso da Internet” estiveram em discussão na delegação regional de Bragança do Instituto Português da Juventude (IPJ).

As sessões, dirigidas aos alunos dos 7º e 8º anos da Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança, foram organizadas por Anabela Martins, Amílcar Fernandes, Joaquim Pimentel e Tiago Teixeira, estagiários do curso de Engenharia Informática, do Instituto Politécnico de Bragança.
“As crianças têm um acesso facilitado à Internet e não estão conscientes dos seus perigos”, justificou Anabela Martins, uma das estagiárias envolvidas na acção.
Deste modo, os futuros engenheiros explicaram os cuidados a ter durante a pesquisa de informações, bem como na disponibilização de dados pessoais. “Não devem divulgar os nomes, os locais que frequentam, revelar as passwords, nem aos amigos, e não colocar fotos provocantes ou demasiado íntimas”, alertou a estudante.
Para Anabela Martins, os pais devem conversar com os filhos acerca das páginas visitadas na Internet, bem como dos perigos de determinados sites. “Podem tentar conhecer os endereços visitados pelos mais novos e incentivá-los a pesquisar material didáctico”, referiu a aluna. Na óptica da jovem, o aumento da liberdade dos mais pequenos, associado à falta de tempo dos pais, contribui para o mau uso da Internet. “Os pequenos têm mais acesso do que antigamente, pelo que as entidades e os pais deveriam ter o cuidado de filtrar melhor os sites para evitar conteúdos impróprios para as crianças”, defende a estudante.