Intercéltico de Sendim à porta

PUB.

Ter, 11/07/2006 - 15:34


Entre 3 e 6 de Agosto, Fermoselle (Tierra de Sayago - Espanha) e Sendim (Miranda do Douro) vão acolher a sétima edição do Festival Intercéltico de Sendim (FIS).

Devido aos laços de amizade que unem, desde sempre, as gentes desta região fronteiriça, o evento vai arrancar no outro lado da fronteira com os Tamborileiros desta localidade e com DRD, das Astúrias.
Já a partir do dia 4, a festa continua em Sendim. Além das exposições patentes “José Afonso: Amigo maior Que o Pensamento” e “Gaita-de-foles da Europa”, a vila mirandesa vai ser animada pelos grupos de música tradicional e pelas gentes que se juntam à festa.
Assim, no primeiro dia do FIS, as ruas da localidade vão-se encher com os sons do Grupo de Gaiteiros de Costantim, Miranda do Douro. Já o Parque das Eiras vai receber Célio Pires, também de Miranda, Hexacorde com Vanessa Nuela, de Castilla y Léon (Espanha) e Lunasa, da Irlanda. A festa continuará, noite fora, na Taberna dos Celtas com Biba la Gaita.

Actividades culturais

O dia 5 vai ser recheado no que diz respeito à animação musical e às actividades proporcionadas pela organização. Deste modo, os participantes podem acompanhar uma visita arqueológica pelos santuários rupestres e pré-históricos de Ifanes, Vila Chã de Braciosa e Palaçoulo, em Miranda do Douro.
Os visitantes podem, ainda, frequentar um workshop de “la Lhéngua”, onde Amadeu Ferreira irá ensinar a falar mirandês aos interessados. Os cafés de Sendim vão receber, também, a “Carreira de la Lhengua”, com “poesia, lhonas, cuntas e lindainas”.
Paralelamente, realizar-se-á um concerto comentado de Jambrina & Madrid, com instrumentos tradicionais de Zamora. As ruas da vila receberão, também, os Tamborileiros de Fermoselle após o seu desembarque no cais do rio Douro e, ainda, a Banda de Gaitas y Tambores Beato Fray Pedro Soler, Murcia (Espanha).
Quanto ao Parque das Eiras volta a ser animado com artistas da vizinha Espanha, como Mielotxin (Navarra), Berroguetto (Galiza) e Hevia (Astúrias).
O Cortejo dos Ranacalhos vai decorrer neste espaço e, também, na Taberna dos Celtas que estará em festa, num serão asturiano, com DRD.
No dia da despedida, os interessados poderão assistir à Missa Intercéltica de Andavias, Zamora (Espanha), na Igreja Paroquial de Sendim.