class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164022 node-type-noticia">

            

A integração dos ciganos

Ter, 20/06/2006 - 16:10


Foi apresentado, no passado dia 10 de Junho, o livro intitulado "CIGANOS: Percursos de Integração e de Reivindicação da Identidade - o exemplo paradigmático dos Ciganos de Carrazeda de Ansiães", da autoria do professor Hélder Rodrigues, conhecido escritor do Nordeste Transmontano.

Esta obra é o resultado da sua tese de Mestrado em Antropologia Social e Cultural que o autor concluiu há cerca de três anos, com o respectivo diploma exarado pelo Departamento de Filosofia e Antropologia da Universidade de Santiago de Compostela.
Trata-se de um trabalho de investigação nos meandros da Ciganologia e da Etnogenia, particularmente no que se refere à etnicidade e suas variáveis, tais como, integração e exclusão social, inclusão, reclusão, assimilação, identidade, estereotipia, xenofobia, racismo, etc.
O livro encontra-se estruturado em três capítulos: o primeiro refere-se, de um modo geral, à História do Povo Cigano, a partir da problemática das suas origens e das características gerais desta etnia, fazendo referência ao processo dinâmico da sua cultura e outros aspectos de mudança.

O caso de Carrazeda

A segunda parte traça um breve quadro dos Ciganos de Portugal, desde o seu atribulado historial, onde se incluem exemplos de legislação própria para a expulsão das localidades onde queriam sedentarizar-se, castigos, degredos e outros meios repressivos desde o séc. XVI ate ao fim da monarquia.
Este capítulo aponta, ainda, o registo da sua composição demográfica e a questão da educação intercultural definida por elementos objectivos comuns, como a língua, a história, a religião, os costumes, as instituições e sentimentos subjectivos de auto-identificação; o terceiro capítulo é aquele onde o autor procura concentrar o maior nível de conhecimentos sobre a problemática cigana, partindo do grupo minoritário residente em Carrazeda de Ansiães, dando assim a conhecer aspectos da sua sobrevivência, de onde sobressaem os etnemas principais como: parentesco, religião e magia, economia de subsistência, gastronomia, educação, saúde, enfim, factores que marcam a identidade do grupo nas várias representações daquele espaço, como sinais inequívocos de etnia, de marginalidade e de reivindicação.
Os interessados podem adquirir a obra nas livrarias de Carrazeda de Ansiães ou através do telemóvel do autor: 917 59 32 00