Instituições recebem apoios

PUB.

Ter, 13/12/2005 - 14:30


Cinco instituições culturais, sociais e desportivas do distrito de Bragança receberam, na passada sexta-feira, apoios financeiros do Ministério da Administração Local.

A assinatura dos protocolos foi marcada pela presença do secretário de Estado adjunto da Administração Local, Eduardo Cabrita, que anunciou novas regras na atribuição de subsídios a equipamentos de utilização colectiva regionais.
“O Estado deve definir quais as áreas a apoiar e quais são os recursos disponíveis. A partir daí, a decisão deve ser tomada a nível regional”, salientou o governante.
Com esta alteração no Programa 2 para apoio a equipamentos de utilização colectiva, o Governo pretende reforçar a transparência na atribuição de subsídios e estabelecer, ao mesmo tempo, o equilíbrio nos apoios prestados às instituições a nível nacional.
Em período de contenção, Eduardo Cabrita enaltece a importância da descentralização de decisões, com a audição do Governo Civil e das autarquias locais, para o reforço da coesão social.

Mais justiça na
atribuição de apoios

“É preciso ser muito criterioso nestes tempos, em que o desenvolvimento local exige uma afectação eficiente dos recursos”, acrescentou o secretário de Estado.
Nesta visita de Eduardo Cabrita ao Nordeste Transmontano foram assinados protocolos com o Clube Recreativo de Parada de Ansiães, no valor de 13.463 mil euros, para a ampliação das instalações do clube. Já a Fundação Isabel Guerra Junqueira foi contemplada com 70 mil euros, tendo em vista a recuperação da casa onde o poeta viveu e escreveu, em Freixo de Espada à Cinta (ver caixa). O Clube Académico de Carviçais (Moncorvo) por seu lado, recebeu 69.572 mil euros para a conclusão do polidesportivo coberto naquela localidade.
A Fábrica de Igreja Paroquial de Felgar (Moncorvo) também celebrou um protocolo para a recuperação daquele templo, que lhe confere uma verba de 34.881 mil euros, ao passo que para a requalificação da igreja de Santo Estêvão, em Fresulfe (Vinhais), o Estado concede um subsídio de 59.778 mil euros.