Ter, 12/06/2007 - 09:54
Os recém formados vão, agora, estagiar nas melhores unidades hoteleiras do País, no Algarve, Lisboa e Porto, e, no final do estágio, já têm garantia de contratos.
Segundo Dora Caetano, directora daquele pólo do INFTUR, estes primeiros alunos vão manter uma ligação muito especial com a instituição porque a ajudaram a equipar. “São os donos da escola, pois foram eles que a equiparam, desde as salas de aula, cozinha, restaurante e internato. E é com essa mais-valia que saem daqui”, afirmou a responsável.
Para o presidente da Câmara Municipal de Mirandela, José Silvano, a capacidade de colocação no mercado de trabalho e os diversos prémios conquistados pela escola a nível nacional e internacional justificam esta homenagem. “Não é qualquer instituição que contribuiu desta maneira para o desenvolvimento regional”, sublinhou o autarca.
Segundo o edil, os estudantes têm promovido o aumento da qualidade e incremento turístico relativamente à restauração da cidade, pelo que podem servir de embaixadores depois de formados ao exercerem a actividade fora da cidade.
Núcleo Escolar oferece cursos de formação profissional com equivalência ao 12º ano
Recorde-se que o Núcleo Escolar de Mirandela do INFTUR, sob tutela da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, entrou em funcionamento em 2004 numa antiga escola secundária, a título provisório.
O espaço definitivo do Núcleo, localizado na Antiga Residência de Estudantes em Carvalhais, foi inaugurado no início de 2005 e forma profissionais em Cozinha e Restaurante-Bar, dois cursos que dão equivalência escolar ao 12º ano de escolaridade e
Certificado de Formação Profissional, conferindo nível de formação III.
Ambos têm uma carga horária de 3760 horas e desenvolvem-se ao longo de 3 anos lectivos + 2 estágios intermédios.



