Incêndio no Fórum Theatrum

PUB.

Ter, 07/06/2005 - 14:44


Um ferido em estado grave foi o resultado de um curto-circuito que ocorreu, na passada quarta-feira, no shopping Fórum Theatrum, em Bragança.

Tudo aconteceu por volta das 11 horas, quando António Canteiro, 37 anos, funcionário de uma empresa que presta serviços à EDP, estava a fazer a alteração de um contador eléctrico duma loja.
Segundo Daniela Asseiro, testemunha ocular do acidente, “quando o indivíduo estava a mexer no quadro eléctrico, aconteceu uma explosão, começaram a sair chamas e fumo negro e o electricista começou a gritar”.
A vítima foi socorrida de imediato por um senhor que se encontrava no local e, posteriormente, por um segurança, que ainda sofreu ferimentos numa mão.
De acordo com a testemunha o 112 foi accionado de imediato. Os bombeiros, no entanto, demoraram cerca de 30 minutos a chegar ao local.

Vítima livre de perigo

Daniela Asseiro assevera, ainda, que, no momento das explosões, as lojas do shopping estavam todas abertas e havia bastantes pessoas no edifício, entre adultos e crianças.
O pânico instalou-se de imediato, quando as pessoas tentavam sair por entre o fumo.
Posteriormente, o shopping foi evacuado e manteve-se encerrado durante todo o dia de quarta-feira. O Fórum Theatrum só abriu as portas quinta-feira de manhã, depois de estarem garantidas todas as condições de segurança.
Quanto aos prejuízos, a directora do shopping, Mariema Gonçalves, garante que, apenas, ficou danificado o contador e o espaço envolvente.
Depois da averiguação dos incidentes, feita pelas autoridades competentes no local, foi instaurado um inquérito para apurar responsabilidades.
O electricista ferido foi transportado para o Hospital de Bragança, sendo transferido de helicóptero para a unidade de queimados do Hospital da Prelada, no Porto.
Ao que o Jornal NORDESTE conseguiu apurar, até ao fecho da edição, António Canteiro já se encontra “livre de perigo”.