Inaugurações em Espinhoso

PUB.

Qua, 23/08/2006 - 10:12


A população de Espinhoso, no concelho de Vinhais, assistiu, no passado sábado, à inauguração de um conjunto de obras ansiadas há cerca de dez anos.

O arranjo urbanístico do largo da aldeia e o restauro do adro da igreja estavam programados há bastante tempo, pelo que o descerramento das lápides foi recebido pelos populares com bastante entusiasmo.
“Estas obras já estavam planeadas desde 1997, mas, por falta de disponibilidade financeira, foram sendo adiadas”, recorda o membro da Comissão Fabriqueira de Espinhoso, João Cruz.
Após o restauro da igreja da aldeia, a população e os responsáveis da Junta de Freguesia e da Comissão Fabriqueira pretendiam arranjar, também, o adro do templo, uma vez que se encontrava em muito mau estado.
“Aquele espaço não dignificava a igreja e a aldeia”, sublinhou o responsável.
Contudo, após a aprovação do projecto para o restauro do imóvel, as respostas para avançar com as obras foram sempre negativas devido à falta de verbas.
Assim, os responsáveis pediram ajuda à Câmara Municipal de Vinhais, que se disponibilizou a subsidiar os trabalhos, e à população, que contribuiu com cerca de 12 mil euros.
“A obra custou 57 mil e tivemos a ajuda dos habitantes e da autarquia”, relembra João Cruz.
Assim, após o início dos trabalhos de restauro e arranjo em Fevereiro, os populares daquela localidade inauguraram o largo de Espinhoso e o adro da igreja rodeados de bastante festa e alegria.
Com cerca de 12 fogos e 300 pessoas, a aldeia transmontana espera, agora, ver concretizado o projecto de um lar de terceira idade, para dar resposta às necessidades de uma população envelhecida.