Ter, 26/09/2006 - 15:20
Além da aquisição de material informático, os protocolos assinados na passada quinta-feira, em Bragança, prevêem a realização de obras de beneficiação nos edifícios das autarquias e a compra de mobiliário de escritório.
A maioria das Juntas de Freguesia abrangidas pelo programa dispõe de equipamento informático da década de 90, situação que dificulta o acesso às Novas Tecnologias, nomeadamente à Internet em Banda Larga.
Para melhorar os serviços autárquicos, a Juntas de Freguesia terão de assegurar as verbas que não são comparticipadas pela tutela, numa operação que deverá contar com o apoio das Câmaras Municipais.
Macedo de Cavaleiros é o concelho com mais freguesias abrangidas pelo programa de modernização que contemplou Morais, Santa Combinha, Ala, Arcas, Bornes, Carrapatas, Chacim, Corujas, Espadanedo, Lagoa, Lamalonga, Lombo, Talhas, Vinhas e Salselas. Segue-se Miranda do Douro, município onde os incentivos incidem em Palaçoulo, S. Martinho de Angueira, Miranda do Douro, Sendim, Silva, Vila Chã da Braciosa e Picote.
Bruçó, Urrós, Peredo de Bemposta, Travanca e Valverde são as freguesias contempladas na área de Mogadouro, a par de Vale Salgueiro, S. Pedro Velho e Lamas de Orelhão, estas no concelho de Mirandela.
Nos limites de Alfândega da Fé, Gebelim é a única freguesia incluída no programa de modernização.
Igrejas restauradas
A assinatura dos protocolos contou com a presença do secretário de Estado da Administração Local, Eduardo Cabrita, que também homologou oito intervenções apoiadas pelo programa de Trabalhos de Natureza Simples (TNS).
No total, as obras rondam os 508.724 euros, comparticipados em 70 por cento por verbas estatais.
Sete das empreitadas prendem-se com o restauro de igrejas paroquiais situadas em Eucísia (Alfândega da Fé), Parâmio e Izeda (ambas no concelho de Bragança), Vilarinho do Monte (Macedo de Cavaleiros), Valverde da Gestosa (Mirandela), Castanheira (Mogadouro) e Peredo dos Castelhanos (Torre de Moncorvo).
As verbas contemplam, ainda, a cobertura e arranjos do Centro de Formação Escutista de Carrazeda de Ansiães.