Igreja de Vila Boa restaurada

PUB.

Ter, 14/11/2006 - 15:09


A população de Vila Boa, no concelho de Vinhais, assistiu, no passado dia 1, à missa de inauguração do restauro efectuado na igreja daquela aldeia.

A recuperação do templo resultou de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Vinhais (CMV), no qual a autarquia se comprometia a contribuir com materiais para as obras, no total de 50 mil euros.
A recuperação da igreja, que demorou cerca de um ano a ficar concluída, contou, ainda, com a ajuda da Junta de Freguesia de Vila Boa.
Na óptica do vice-presidente da CMV, Roberto Afonso, este restauro assume uma grande dimensão, uma vez que “aquele templo é muito importante e conhecido”.
Nos últimos meses, têm sido intervencionadas diversas igrejas em todo o concelho de Vinhais. Estas obras seguem, de algum modo, a política desenvolvida pela edilidade, que pretende salvaguardar o património existente na região.
“Estes equipamentos representam as poucas marcas patrimoniais existentes, pelo que, se não apoiarmos a sua manutenção e recuperação, podemos perder esta riqueza”, sublinhou o responsável. A par da importância das igrejas, Roberto Afonso realçou a necessidade que estes templos assumem na vida e quotidiano das populações envelhecidas do concelho vinhaense. “Para os idosos, as igrejas são demasiado importantes, pelo que pretendemos trazer-lhes alguma felicidade com a manutenção destes edifícios”, asseverou o autarca.