Idosos vão ao cinema

PUB.

Ter, 31/01/2006 - 15:28


A Câmara Municipal de Mogadouro (CMM) decidiu levar ao cinema os munícipes com mais de 65 anos.

A primeira sessão ficou marcada pela exibição do filme “Aldeia da Roupa Branca”, inserido num ciclo dedicado aos “anos de ouro” do cinema português.
No final, os cerca de 60 idosos que assistiram à película elogiaram a iniciativa da autarquia. “Assim podemos passar o tempo de outra maneira”, comentava Adosinda Silvestre à saída do auditório da Casa da Cultura de Mogadouro.
Segundo o vice-presidente CMM, João Henriques, o ciclo de cinema visa proporcionar mais qualidade de vida aos idosos do concelho. “As pessoas mais velhas não podem passar os dias, sentadas no mesmo sítio, à espera que o tempo passe”, salienta o autarca
Para aumentar o leque de passatempos dos mais velhos, a CMM vai avançar com um programa de aulas de Educação Física, que terá um carácter itinerante. Neste sentido, um professor contratado pela edilidade vai percorrer as freguesias do concelho, começando pelas mais populosas. “A ideia é manter a mente sã em corpo são, de acordo com a capacidades físicas e motoras de cada um”, explica João Henriques.
Para já, esta actividade vai arrancar nos lares de idosos e centros de dia do concelho, mas poderá ser alargada a outros locais.
Outras das apostas da CMM é a hidroterapia, que vai arrancar nas piscinas municipais da vila.