Idosos praticam natação

PUB.

Ter, 06/06/2006 - 16:26


A Câmara Municipal de Mirandela levou a cabo, nos passados dias 25 de Maio e 3 de Junho, um projecto que teve como principal objectivo levar os idosos a conhecer a piscina e, ao mesmo tempo, incutir-lhe o gosto pela natação.

A importância da hidro-ginástica e da natação na manutenção da saúde e na recuperação de enfermidades e lesões são os motivos que pretendem cativar a adesão da população sénior às piscinas de Mirandela.
Esta iniciativa, que contou com a participação de 17 idosos de três lares da cidade, na fase experimental, vai ter continuidade, no futuro, atingindo mesmo a regularidade e maior frequência de idosos.
Para o ano, a frequência de idosos dos lares de terceira idade da cidade será muito maior, mas, para já, é bastante complicado levar os idosos à piscina todas as semanas devido à falta de espaço.
A sensibilização dos idosos para a prática de actividades aquáticas consiste na familiarização destes com a água, de forma a sentirem-se à vontade, saindo um pouco da rotina que têm nos lares, onde permanecem muito tempo sentados numa vida demasiado sedentária.

Seniores repetem experiência

Esta situação foi alterada durante cerca de uma hora de actividades aquáticas, com relativa facilidade, uma vez que muito idosos não sabem nadar.
“Apostamos em exercícios básicos que se podem fazer dentro de água e que são simples para eles. Também podem utilizar materiais como cubos, espaguetes, para os auxiliar nos movimentos”, explicou a professora de hidro-ginástica e natação das Piscinas Municipais de Mirandela, Liliana Correia.
Ao início, a receptividade dos idosos foi complicada, derivado ao receio natural à água, principalmente porque a maioria não saber nadar. A primeira vez, os seniores entraram na água devagarinho e com algum receio, por isso optaram por não largar a parede. Com o passar do tempo, a adaptação era notável, visto que já passeavam livremente manifestando à vontade.
“Trata-se de uma actividade importante para eles, porque os tira da rotina. Na semana passada tive uma senhora com 92 anos que vestiu, pela primeira vez, um fato-de-banho e para ela foi uma experiência fantástica. Sentiu-se muito bem, gostou da experiência e hoje está cá outra vez”, adiantou Liliana Correia.
Por outro lado, também houve quem estivesse um minuto dentro de água e manifestasse vontade de embora.