Ter, 18/12/2007 - 10:25
Segundo o presidente da Junta de Freguesia da Sé, Paulo Xavier, esta festa destina-se a todos os idosos da cidade e, até, do concelho. “Estão cá representadas todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social de Bragança e algumas do Mundo Rural. Também temos as portas abertas para todos os idosos que ainda vivam nas suas casas”, realça o autarca.
O espectáculo foi protagonizado pelos mais velhos, que representaram, cantaram e tocaram diversos instrumentos, compondo melodias de outros tempos. “Vou encarnar a personagem de uma senhora rica, que, em pleno Natal, não estende a mão aos pobres que lhe vão pedir ajuda. Mas na realidade não sou nada assim, pois tenho muita pena daqueles que passam esta quadra sozinhos”, afirma Maria Felgueiras, de 85 anos.
Com a alegria espelhada nos rostos e com a vestimenta vermelha do Pai Natal, a maioria dos idosos assistia atentamente às peças de teatro e batia palmas ao som das cantigas tradicionais.
Esta iniciativa tem um significado especial, visto que há seniores que se encontram em diferentes instituições e só têm oportunidade de se reencontrarem nestas festas.
“Tentamos fazer com que haja espírito natalício e, acima de tudo, espírito de amizade entre pessoas que já contribuíram muito para a nossa sociedade”, enaltece Paulo Xavier.
A festa foi, ainda, animada pelo grupo Cantares de Antanho, que entoou músicas de antigamente, e por alunos da Escola Superior de Educação de Bragança. No final, os idosos foram brindados com um lanche convívio recheado de iguarias.


