class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164245 node-type-noticia">

            

Idosos convivem em Mogadouro

Ter, 08/08/2006 - 14:57


Decorreu em Mogadouro, no passado fim-de-semana, mais um encontro de idosos do concelho, que, este ano, reuniu cerca de 800 pessoas. A iniciativa é do município local, que contou com a parceria da Comissão de Festas Nossa Senhora do Caminho.

Este encontro tem como objectivo quebrar o isolamento em que vivem a maioria das pessoas com idade avançada do concelho.
Aproveitando a iniciativa, são muitos aqueles que matam saudades de amigos, oriundos de diferentes pontos do concelho de Mogadouro. Desta forma, revivem-se algumas situações do passado, acabando por colocar em dia todas a suas memorias e vivências.
Foram muitos os idosos que solicitaram à autarquia de Mogadouro para não deixar morrer este encontro, já que é uma forma de quebrar a rotina do dia-a-dia.
O programa do encontro foi animado quanto baste. Com início na capela de Nossa Senhora do Caminho, um dos lugares mais emblemáticos da vila de Mogadouro, destacou-se o almoço convívio com a animação espontânea proporcionada pelos próprios intervenientes.
Segundo o vice-presidente da autarquia local, João Henriques, estes encontros são para continuar, pois faz parte de um leque de iniciativas como é caso da hidroginástica para seniores, um programa que acompanha um número significativo de idosos na manutenção da forma. Há, igualmente, professores de Educação Física que estão a passar pelos centros de dia do concelho, com o intuito de proporcionar aos utentes sessões de ginástica. A par dessas iniciativas, o cinema sénior é outra das formas dos idosos ocuparem os seus tempos livres.
Mogadouro é um concelho envelhecido, visto que cerca de 30 por cento da população tem mais de 65 anos de idade, uma preocupação acrescida, já alguns cidadãos nesta faixa etária necessitam de cuidados especiais.
A Câmara Municipal de Mogadouro garantiu, ainda, no final de encontro, que vai continuar a ter uma politica de proximidade com a terceira idade.