Idosa centenária

PUB.

Ter, 07/03/2006 - 16:45


O passado dia 2 de Março não passou despercebido no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro.

A utente Maria Rosa Pinto, natural de Constantim, comemorou 100 anos de vida e a festa fez-se com amigos, familiares e funcionários daquela instituição de solidariedade social.
A centenária, no decurso da conversa que manteve, em tom animado, com o Jornal NORDESTE, não negou que teve uma vida humilde, sempre dedicada à família e ao trabalho, neste caso à agricultura, onde labutou até aos 90 anos.
Quando interrogada sobre o segredo de tanta vida, Rosa Pires garantiu, apenas, que “é preciso viver um dia de cada vez”.
O falecido marido era ferreiro e deixou este mundo quando a viúva tinha 63 anos. Os seus três filhos, ainda pequenos, acompanharam a mãe nas tarefas do dia a dia e, “por vezes, era preciso carregá-los às costas, atados com um xaile, para não chorarem”, recorda Rosa Pinto.
Na hora da festa, Agripino Pires, um dos três filhos da centenária, avançou com algumas recordações. “A minha mãe foi sempre uma pessoa de bem com a vida, muita activa, cheia de força, alegra e sem inimizades. Amassou muitas fornadas de pão para alimentar a família e nunca virou a cara ao trabalho árduo da agricultura”, garantiu o descendente, e acrescentou: “Pouca vezes foi ao médico, pois gozou sempre de boa saúde, e ainda hoje mantém o controlo do seu peso”.
A senhora Rosa Pires está no Lar de Terceira Idade de Miranda do Douro há cerca de sete anos, onde mantém presente uma série de cantigas e “lhonas” muito típicas das gentes do campo da Terra de Miranda.