Ter, 08/05/2007 - 10:09
Segundo o representante da Rede Nacional de Saúde Privada, S.A., Amaro Neves, os empresários mirandelenses já mostraram interesse em participar no projecto. Numa reunião com as entidades públicas e privadas, onde estiveram presentes responsáveis das clínicas locais, da Santa Casa da Misericórdia e do Instituto Jean Piaget, os promotores apresentaram a viabilidade económica do investimento de 17 milhões de euros.
Amaro Neves realça que o objectivo do grupo não é fazer concorrência às clínicas já existentes, mas estabelecer parcerias para trabalharem em conjunto.
Hospital privado pretende estabelecer parcerias com o sistema de saúde público para contribuir para a diminuição das listas de espera
Na óptica do responsável, no primeiro ano de funcionamento o hospital deverá alcançar 40 por cento da sua capacidade instalada, um valor que poderá ascender aos 90 por cento nos cinco anos seguintes.
A qualidade e eficiência na prestação de serviços são os trunfos dos investidores para conseguirem atrair utentes de toda a região transmontana e duriense. Recorde-se que, no distrito de Bragança, apenas cerca de 30 por cento das pessoas têm seguros de saúde, mas Amaro Neves garante que o objectivo é estabelecer acordos com outros serviços comparticipados pelo Estado.
Para que as valências do hospital privado sejam acessíveis a um maior número de pessoas, o presidente da CMM, José Silvano, deixa em aberto a hipótese de serem estabelecidas parcerias com algumas unidades de saúde públicas. O objectivo é possibilitar a os idosos aos mais desfavorecidas o acesso a consultas de especialidades com lista de espera superior a meio ano. “Esse é o papel da Câmara como parceira na gestão do hospital privado”, acrescentou o edil.
O Hospital Terra Quente, S.A. vai nascer nos antigos terrenos da Quimigal, numa zona central da cidade e bem servida por transportes públicos, dado ficar ao lado da central de camionagem. Além disso, a unidade de saúde também vai construir três pisos subterrâneos para estacionamento.
No local já se encontra um outdoor, onde se pode ler que as obras do hospital vão arrancar no próximo mês de Setembro e terminar em Junho de 2009.


