Hospital de Bragança sem Urgência Pediátrica

PUB.

Ter, 13/06/2006 - 16:03


As obras de remodelação do Hospital de Bragança, orçadas em seis milhões de euros, não contemplam a criação duma Urgência Pediátrica individualizada.

Segundo o director clínico do Centro Hospitalar do Nordeste, Sampaio da Veiga, a criação de um espaço específico para atender crianças em situações de emergência não é possível, devido à insuficiência de pediatras.
“No Hospital de Bragança existem, apenas, três médicos desta especialidade. Por isso, não podemos ter um pediatra permanente numa urgência”, acrescentou o responsável.
Sampaio da Veiga esclarece que, em caso de necessidade, os serviços da urgência encarregam-se de encaminhar os pequenos doentes para um pediatra, embora não existam salas de espera diferenciadas para adultos e crianças.
“As crianças são atendidas por um médico de clínica geral, habituado a lidar com esta faixa etária, que faz o necessário o encaminhamento se as crianças necessitarem de ser vistas por um pediatra ”, realçou Sampaio da Veiga.
Em relação a uma possível remodelação do espaço da urgência, para separar os adultos enfermos das crianças, o director clínico não fecha a porta. Apesar de não se tratar de uma obra considerada prioritária, o responsável alega que é necessário esperar pela determinação do tipo de urgência, após a divulgação da rede de referenciação que está a ser levada a cabo pelo Ministério da Saúde.
Ao nível da reorganização dos serviços, na urgência vai ser implementada a triagem de Manchester, para proporcionar um atendimento aos utentes em função da gravidade do problema de saúde e não pela vez de chegada.

Pavilhão de raiz para
a consulta externa

As obras para a construção do pavilhão das consultas externas, consideradas prioritárias devido à falta de espaço neste serviço, arrancaram no passado dia 8.
Esta infra-estrutura, orçada em cerca de 900 mil euros, vai ocupar uma área que ronda os 900 metros quadrados, para garantir uma capacidade de resposta eficaz e eficiente.
Este novo espaço vai nascer nas traseiras do edifício principal e, apesar de haver uma ligação interna, a entrada vai ser feita pelo exterior. O objectivo é evitar a mistura, que actualmente se verifica, entre doentes internados, utentes da consulta e visitas e, ao mesmo tempo, acabar com a distribuição das consultas pelos diferentes pisos do hospital.
Desta forma, as consultas e o internamento vão ficar separadas, o que se traduzirá numa melhor organização e melhores acessibilidades aos serviços.
Este projecto de remodelação contempla, ainda, obras de beneficiação e requalificação do internamento, em todos os pisos do hospital.

3 milhões de euros para o
serviço de internamento

Estes melhoramentos, orçados em cerca de 3 milhões de euros, vão ter início no 3º piso, onde funciona o serviço de Ginecologia e Obstetrícia, sendo direccionados para as diferentes áreas, desde a instalação de novas redes de gás e electricidade às melhorias do pavimento e pintura.
A construção de um novo laboratório de análises clínicas, contíguo ao pavilhão das consultas externas, com vista ao aumento da capacidade de resposta, tanto ao nível do serviço interno, como externo.
Além disso, também estão previstas obras para as restantes unidades que fazem parte do Centro Hospitalar do Nordeste.
O Hospital de Macedo de Cavaleiros vai ter um novo bloco operatório, com duas salas de intervenção, sala de cirurgia ambulatória e sala polivalente.
Já o Hospital de Mirandela vai ser dotado de para o laboratório de análises e duma sala de cirurgia de ambulatório.