Homenagem na Feira do Folar

PUB.

Ter, 12/04/2005 - 17:42


A Câmara Municipal de Bragança e a Junta de Freguesia de Izeda baptizaram a Casa da Cultura desta vila com o nome do escritor Raul Morais.

O novo equipamento, inaugurado no passado dia 26 de Março, por altura da Feira do Folar de Izeda, custou 150 mil euros, comparticipados em 95 por cento pela Câmara Municipal de Bragança (CMB).
A Casa da Cultura pretende servir cerca de cinco mil habitantes, residentes em Izeda e aldeias vizinhas, que assim poderão aceder a uma biblioteca pública, espaço Internet e sala de exposições temporárias. Esta espaço, de momento, está ocupado por uma exposição de património local.
Além disso, está prevista a realização de actividades na área da cerâmica, pintura e, até, de doçaria tradicional, fruto de cursos apoiados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.
O equipamento é contíguo à antiga Casa do Povo de Izeda, que poderá ser anexado à Casa da Cultura, tendo em vista a construção de um auditório preparado para acolher espectáculos de teatro, música e cinema.
O projecto, que prevê a anexação do edifício, contempla, ainda, a criação de um museu etnográfico dedicado ao azeite.
Quanto à Feira do Folar, organizada pela Associação para o Desenvolvimento da Região de Izeda, decorreu de 24 a 26 de Março, com a participação de diversos expositores daquela iguaria tradicional da Páscoa, artesanato e produtos da terra.
Este ano, uma das novidades foi o I Passeio do Folar, uma organização da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa dos Funcionários do Estabelecimento Prisional de Izeda.