Hip hop em Carviçais

PUB.

Ter, 16/05/2006 - 14:31


O espanhol Nach é nome confirmado para a edição deste ano do Festival de Carviçais, no concelho de Torre de Moncorvo. O rapper de Alicante é um dos nomes do cartaz da 10ª edição do certame, que regressa este ano com um conceito diferente de anos anteriores, dando lugar ao hip hop e ao reggae.

O festival é uma organização de Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Carviçais, com a produção da Articket Eventos, e este ano celebra o 10º aniversário.
Nach apresenta-se em Carviçais ainda sob os efeitos do seu último trabalho, um álbum duplo intitulado “Ars Magna – Miradas”. Na primeira parte do disco, datado de Novembro do ano passado, o veterano MC mantém o seu estilo, nomeadamente lírico, manifestando-se contra a hipocrisia social, seguindo a linha do álbum anterior, “Poesía Difusa”.
Esta edição vai trazer algumas alterações ao figurino do festival. A denominação passa de Carviçais Rock para Festival de Carviçais, no sentido de abrir os concertos a outros géneros musicais, para além do rock.
Recorde-se que esta mudança de nome surge após um ano de interregno do festival, o que fez repensar e delinear uma nova estratégia para a iniciativa.

A “cara” do Festival

Francisco Mendes, apresentador do programa “Top +” da RTP, terá a sua imagem associada ao Festival de Carviçais. O cantor e profissional de televisão participará nos três dias do evento, associando ao mesmo o seu capital de simpatia e profissionalismo.
Como é já tradição nos festivais de Verão, funcionará após os concertos um espaço de discoteca em Carviçais. Para as noites do certame estão assegurados alguns dos melhores dj’s de hip hop: Nelassassin com Melo D, Dlm Sound System e o alemão DJ A.C.
Junto à tenda-discoteca encontrar-se-á um mural destinado à arte do graffiti, muito associada à cultura hip-hop e juvenil.
Cultura esta que motivará a organização de vários workshops sobre hip hop e reggae em várias escolas da região da Torre de Moncorvo, durante o mês de Junho, bem no fim da época de aulas, associando características pedagógicas ao ambiente do festival.
A organização do Carviçais/2006 assegurará, ainda, uma zona de campismo para os espectadores, com as condições necessárias às pernoitas durante o período do evento, assim como um serviço de transporte entre o Porto e Carviçais.